CELEBRAÇÕES DO DIA DA PAZ E RECONCILIAÇÃO NO ISCAM

pw

Foi através de uma breve e incisiva palestra que Edson Macuacua, académico, constitucionalista e parlamentar dirigiu-se aos à comunidade do ISCAM para falar sobre a PAZ.

Fazendo uma sintonia com o processo de construção do Estado Moçambicano, Macuacua recuou anos e periodizou momentos históricos em que os Moçambicanos deram sinais de competência para a busca da PAZ: a Fundação da FRELIMO em 1962(fusão de 3 movimentos); início da luta de libertação a 25 de Setembro de 1964; (...) assinatura do Acordo Geral de PAZ a 4 de Outubro de 1992 e no momento contemporâneo os acordos alcançados pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, com o falecido presidente Afonso Dhlakama.

Adicionalmente encetou-se na explicação de como este mecanismo de descentralização promove igualmente a PAZ, sobretudo através da participação dos moçambicanos nos diferentes órgãos da administração do Estado. Sobre a participação, o palestrante ocupou-se igualmente de convidar a comunidade do ISCAM a votar nas próximas autárquicas como forma de construir a PAZ.

A terminar, o palestrante agradeceu pela atenção dispensada e prometeu voltar para dialogar com os estudantes sobre temáticas da fiscalidade associada ao modelo de descentralização em curso no país.

Edson Macuacua é expressivamente uma pessoa devota à busca do saber. Do seu perfil destaca-se a frequência de dois Doutoramentos (Direito e; em Paz, Democracia, Movimentos Sociais e Desenvolvimento Humano) Mestre em Direito; Mestrando em Direito do Petróleo e Gás. Igualmente detém duas Licenciaturas, em História e Geografia e; em Direito.