ISCAM, “a Catedral da Contabilidade” celebra 11° aniversário de actividades lectivas

1210

Com apenas onze anos de existência e apesar dos vários desafios que são impostos pela conjuntura económica que o país vive, o Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique (ISCAM) revela-se uma instituição de ensino superior que vence e convence. A efeméride foi celebrada no Dia 12 Outubro, Dia do ISCAM e Dia Nacional do Professor.

Em actividades lectivas desde 2007, após ter sido criada em 2004, a instituição conquistou notoriedade no mercado nacional, pois desde a sua fundação procurou fazer jus ao seu nome e slogan.

O ISCAM possui hoje infra-estruturas equipadas, corpo docente qualificado e a tempo inteiro; corpo técnico administrativo capacitado para fazer face à novas exigências da missão.

A história do ISCAM revela-nos que nem sempre foi assim, pois, ao longo da sua trajectória o ISCAM também conheceu alguns momentos nebulosos, que segundo o respectivo Director-Geral Prof. Doutor Alfeu Vilanculos, foram superados não com esperteza mas com sapiência, além de que tinha-se os factores adversos não eram maiores que as oportunidades visualizadas.

Por seu turno, o Dr Gabriel Chamba, membro da Comissão Instaladora(2007-2010), lembrou aos presentes na cerimónia que a instituição herdou nas actuais instalações um forte legado de resultados do anterior Instituto Comercial, justificando-se em parte sobre a constância da excelência em todos momentos da existência do ISCAM. Chamba, desafiou seus pares, os professores para que aproveitem o dia 12 de Outubro, Dia do ISCAM e Dia Nacional do Professor para reflectirem em torno da busca incensante da qualidade no ISCAM.

Por sua vez o Prof. Doutor Alfeu Vilanculos disse que um graduado do ISCAM deve notabilizar-se no mercado, e para que isso aconteça é preciso que os professores sejam implacáveis no combate a toda e qualquer tentativa de fraude académica.