SISTEMA FINANCEIRO MANTÉM INTERESSE SOBRE O “XITIQUE” E ASCAs

JORMADAS BCI

A informação foi avançada esta manhã por Ivan Nhantumbo do Gabinete de Gestão de Produtos e Serviços do Banco Comercial e de Investimentos(BCI).

Segundo Nhantumbo, o BCI reconhece o “Xitique” e as ASCA(Associações de Acumulação de Poupança e Crédito) como práticas enraizadas na sociedade moçambicana e que, pelo facto de não constituirem um mecanismo antagónico à banca, merecem não somente uma integração, como algum reforço de mecanismos de segurança nas suas operações, por forma a contribuirem eficazmente no desafio de massificar a poupança nas famílias.

A informação foi avançada durante uma palestra, proferida hoje 21 de Agosto de 2019, no âmbito das XI Jornadas Científicas do ISCA que decorrem de 20 a 22 de Agosto corrente.

Noutro desenvolvimento o palestrante, deu a conhecer no seio da comunidade académica presente, alguns produtos de poupança, que pela sua natureza poderão ser subscritos, com maior particularidade pelos estudantes do ISCAM.

Por Manuel Tiano