ISCAM PODE SER UM INSTRUMENTO PODEROSO PARA PROMOVER O EMPREENDEDORISMO

vala

O Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique (ISCAM), pode ser um instrumento poderoso para promover o empreendedorismo, a excelência na gestão e ética empresarial em Moçambique.

O posicionamento foi defendido na na última terça-feira (20), em Maputo, por Salim Cripton Valá, Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), na sua intervenção subordinada ao tema “Empreendedorismo, Gestão Empresarial e Ética de Negócios em Moçambique: Tendências Actuais, Mitos e Realidade”, que marcou a abertura formal das XI Jornadas Científicas do Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique (ISCAM).

Salim Valá advogou que, para além de contribuir para formar quadros de elevada competência nos domínios da contabilidade e auditoria, o ISCAM está estrategicamente posicionado para lançar para o mercado, empreendedores que explorem as novas e diversas oportunidades de negócio existentes, bem como lapidar futuros gestores empresariais por forma que tenham no seu ADN os valores da ética, integridade e responsabilidade social.

Na sua alocução, o orador sublinhou que Moçambique é um país cujo sector empresarial é dominado pelas PME´s, que ainda enfrentam dificuldades de organização e gestão e, o grosso delas não tem contabilidade organizada e contas auditadas.

Essa é uma oportunidade de negócio para os contabilistas e auditores, e isso vai influenciar na melhoria da gestão, na lucratividade e sustentabilidade das empresas de pequeno e médio porte.

Sendo um instituto politécnico, o dirigente da BVM instou os docentes e discentes do ISCAM a inovar nos métodos de ensino e aprendizagem, focalizando mais na interacção, numa abordagem de solução de problemas e na procura permanente da excelência e auto-superação, em vez de estar excessivamente concentrada nos conteúdos, nas questões abstractas e nas técnicas tradicionais de educação e comunicação, marcadamente unidireccionais.

Num outro desenvolvimento, Valá referiu que o ISCAM é um parceiro estratégico da BVM porque o seu objecto de trabalho tem a ver com alguns dos requisitos para uma empresa ser admitida em bolsa, como a adequada situação económica e financeira, a contabilidade organizado e as contas auditadas, e é nessa esteira que temos a Sala BVM no ISCAM, temos estado a acolher estagiários na instituição e temos induzido a que mais estudantes e docentes façam pesquisas sobre o mercado de capitais e a Bolsa de Valores.

Durante a palestra, foi enfatizada a necessidade premente dos graduados do ISCAM terem atitude proactiva, acreditarem nas virtudes do trabalho árduo, da persistência, do assumir riscos calculados e de entender que o sucesso empresarial pode ser antecedido de alguns fracassos no início da jornada. No contexto da globalização e da economia do conhecimento uma aposta inequívoca na ciência, inovação, na inclusão financeira e digital, podem permitir aos jovens graduados criarem as suas próprias empresas e criar empregos para si e outros cidadãos.

Não vai ser tarefa fácil, nem será um processo linear e automático, mas vai ser gratificante estabelecer um empreendimento económico com perseverança, firmeza, esforço próprio, forte pendor ético e resultante da activação do génio humano.

A terminar a sua intervenção, Salim Valá referiu que a contabilidade e auditoria são áreas transversais na gestão das empresas e em outras organizações, e que com “o novo momento económico de Moçambique”, marcado pela necessidade de transformação estrutural da economia e da sua diversificação, incluindo a exploração rentável e sustentável dos valiosos recursos naturais que o país possui, o papel do ISCAM vai ser mais abrangente e decisivo. Por isso, a instituição tem de estar preparada para assumir, com responsabilidade e sentido inovativo, os desafios económicos e empresariais do futuro.

Fonte: Jornal Notícias – 23 de Agosto de 2019