Notícias

Untitled-1

O ISCAM implementou as medidas de biossegurança recomendadas pelas autoridades de saúde com vista a prevenção da Covid-19. Até a data já se realizou actividades lectivas presenciais como preparação para os exames, exames normais e decorrem no momento exames de recorrência. Para avaliar a efectividade das medidas adoptadas no âmbito da prevenção, realizamos uma pequena reportagem com um estudante e funcionários de alguns sectores estrategicamente selecionados.

ESTUDANTE

Em conversa com Onídio Homo, estudante do 4º ano, procuramos saber o que achava das medidas de prevenção implementadas na instituição, ao que respondeu que fazia uma apreciação positiva, olhando para a informação e sinalização disponíveis, os procedimentos observados para aceder à instituição e as medidas de higiene reforçadas.

Perguntamos como ele se sentiu durante a época em que esteve a realizar os exames semestrais, no ambiente da sala de exames e a sua resposta foi “confesso que reinava em nós ainda algum receio de nos aglomerarmos numa sala de aulas neste período da pandemia, mas quando vimos as providencias tomadas tais como a redução e o distanciamento entre as carteiras, identificação dos lugares por ocupar, higienização das superfícies, nos sentimos um pouco confortáveis

Disse também ter observado que o procedimento de distribuição e recolha dos enunciados e exames foi melhorado, agora os docentes passam de carteira em carteira com o envelope dos enunciados e folhas de exame para que cada estudante retire o seu exame e folha e, no fim cada estudante devolve a folha do exame para o envelope, evitando assim a passagem de papeis de mão em mão.

No fim pedimos a sua opinião em relação ao que poderia ser acrescentado ou melhorado nas medidas de biossegurança.

Neste assunto disse que a instituição está bem equipada para evitar a propagação do vírus, tendo apelado para que se fosse possível se buscasse mecanismos para melhorar a ventilação nas salas de aula.

PESSOAL DE SEGURANÇA

O pessoal de segurança considera que o equipamento de prevenção a ele disponibilizado está à altura de fazer face ao controlo da Covid-19 na instituição.

À entrada da instituição, estão disponíveis depósitos para lavagem das mãos, pedilúvios para desinfecção dos pés, termómetro para medição da temperatura corporal e pulverizador para desinfecção de viaturas.

Pese embora não muito frequente, tem aparecido alguns utentes que resistem à obrigatoriedade de lavar as mãos alegando já o terem feito nos locais de proveniência, pelo que têm solicitado a disponibilização de álcool em gel à entrada da instituição.

PESSOAL DE APOIO DA SECRETARIA GERAL

A Secretaria Geral é o local para onde se dirigem todos os utentes que pretendam aceder aos serviços e/ou informações sobre a instituição. Naquele ponto conversamos com a Senhora Júlia Uanheca, onde ela deu alguns esclarecimentos sobre a forma de estar neste período de vigência da Covid-19.

Quando solicitada para que de forma geral nos dissesse o que achava das medidas de prevenção da Covid-19 implementadas naquele sector, respondeu que formam pertinentes e oferecem alguma segurança para os utentes assim como para o pessoal de apoio.

Procuramos também saber qual tem sido o comportamento dos utentes em relação ao cumprimento das novas exigências para aceder aos serviços da Secretaria Geral, disse que era um grande desafio porque muitas vezes os utentes não observam o devido distanciamento e vezes sem conta, colocam os seus pertences sobre o balcão pese embora a sinalização esteja à sua vista.

Quando eles não obedecem as novas orientações nós temos que estar muito atentos para persuadi-los a seguir à risca todas as medidas de prevenção exigidas” disse.

Por último, pedimos para que desse a sua opinião sobre o que poderia ser acrescentado ou melhorado e ela sugeriu que houvesse muito rigor na higienização do balcão, talvez de 15 em 15 minutos se necessário.

PESSOAL DE APOIO DO DEPARTAMENTO DE REGISTO ACADÉMICO

O Departamento de Registo Académico é o órgão que zela pelo arquivo do desempenho académico e disciplinar dos estudantes e outros assuntos, lá conversámos com a técnica Elisabeth Pelembe.

Sobre as medidas de prevenção adoptadas ela disse que respondem ao protocolo de prevenção da Covid-19 para um local de atendimento público como aquele.

Em relação ao comportamento dos utentes para o cumprimento das novas exigências para aceder aos serviços daquela unidade orgânica disse que ainda é um grande desafio porque vezes sem conta há estudantes que não obedecem o limite máximo admitido e, outros há que não desinfectam as mãos antes de entrar.

Temos que estar sempre atentos para nos certificarmos de que os utentes cumprem com o protocolo de higienização das mãos, uso de máscara e respeito à fila para aceder aos serviços que procuram” disse.

Para terminar apelou para que se reforçasse a informação sobre a obrigatoriedade da higienização das mãos antes de entrar em qualquer departamento, porque na sua opinião é onde se deve incidir mais.

PESSOAL DE APOIO DA BIBLIOTECA

A Biblioteca é a unidade que garantir a disponibilidade do acervo bibliográfico e recursos informativos de carácter científico, técnico e cultural disponíveis na instituição.

No âmbito da implementação das medidas de prevenção da Covid-19 houve necessidade de reestruturar a forma de funcionamento, nessa perspectiva, a técnica Stella Fondo considera que as medidas implementadas são boas.

Já foi reduzido de 4 (quatro) para 1 (um) o número de utentes por mesa, foi também reduzido o tempo de permanência para um máximo de 1 hora, o que torna possível ter maior controlo sobre os utentes”disse

Quanto aos utentes ela disse que aprecia com agrado o seu bom comportamento, embora em alguns casos tenha que os lembrar das novas regras adoptadas, como higienizar as mão com álcool em gel à entrada, evitar colocar muitos pertences sobre a mesa, nunca retirar a máscara, entre outras.

Na sua opinião as medidas implementadas podem evitar casos de infecções, desde que sejam cumpridas à risca e, adverte a todos os utentes da instituição de forma geral muita vigilância e respeito ao distanciamento físico.

PESSOAL DE APOIO DA SALA DOS PROFESSORES

A sala dos professores é a unidade de suporte ao serviço docente, é lá onde se faz a gestão e controlo do material didáctico, livros de sumário, arquivo da produção científica (fichas, brochuras), entre outros.

Em relação as medidas de prevenção adoptadas, Néscio Quive, o técnico de apoio lá afecto disse que considera garantida a biossegurança e o distanciamento físico entre os utentes, porque houve redução e demarcação do número de lugares, sinalização dos pontos obrigatórios para o distanciamento entre o utente e o pessoal de apoio e, tem disponível um borrifador com desinfectante para higienização de equipamentos e superfícies.

Quanto ao cumprimento das novas exigências para aceder àqueles serviços disse que vezes há em que não se observa o distanciamento, mas com a atenção redobrada consegue-se chamar atenção para o cumprimento dessa medida.

Na sua opinião até agora todas as medidas implementadas são eficazes e garantem alguma biossegurança almejada.

Leave a Comment

Your email address will not be published.