formação

A formação que decorre desde o dia 7 de Fevereiro é promovida pelo ISCAM com objectivo de aprimorar competências necessárias para elevação da qualidade do processo de ensino e aprendizagem nos diferentes cursos ministrados.

Trata-se de uma acção já com tradição institucional, visto que desde 2016, o ISCAM tem vindo a formar seus docentes nos domínios da psicopedagogia. Na edição em curso, são quatro os módulos em ministração, nomeadamente: Desenho e Desenvolvimento Curricular e Institucional; Tecnologias de Informação e Comunicação(TICs)  no Ensino e Aprendizagem; Práticas Pedagógicas Sensíveis ao Género e Diversidade e; Educação Inclusiva.

Segundo Lídia Mazuze, docente das cadeiras de Introdução ao Direito e Direito Comercial, no ISCAM, esta formação é importante porque ʺserve para capacitar os docentes em termos daquilo que são as técnicas de pedagogia, considerando que a maior parte dos docentes do ensino superior não tiveram formação psicopedagógica. Ademais, em termos das TICˊs, existe muita tecnologia que surgiu ou foi dada destaque nos últimos dois anos por causa da Covid-19, então temos aprendido a lidar com esta vertente virtual do ensino em tempos de pandemiaʺ.

Por seu turono o formador e docente da Universidade Eduardo Mondlane(UEM), Xavier Muianga acentuou a centralidade dasc TICs no ensino nos seguintes termos: ʺEstamos em um tempo onde o ensino-aprendizagem não é feito somente na sala de aula. É importante que os professores saibam usar as diferentes ferramentas de tecnologia que o mundo oferece, sobretudo neste época de Covid-19ʺ.

De referir que a formação é participada por 40 docentes e encerra a 25 de Fevereiro.