Notícias

Esura

A intenção foi partilhada no dia 02 de Março corrente, em uma reunião virtual, onde foram partilhados os termos de referência  de melhoria do Sistema Unificado do Registo Academico (E-SURA).

A reunião foi organizada e dirigida pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Prof. Doutor Daniel Daniel Nivagara, através da Direcção de Sistemas de Informação, Estudos e Projectos.

Segundo o MCTES, o E-Sura Central, actualmente, agrega informação de registo académico de 51 Instituições de Ensino Superior (IES), das quais 22 são públicas e 29 privadas. Das IES ligadas ao E-Sura Central, 24 usam E-Sura Local e 27 usam sistemas de registo académicos próprios.

Durante a sua apresentação o MCTES, representado pelo director adjunto, Eugénio Jeremias, argumentou que ʺpelo número de instituições existentes no país, o MCTES entende também haver uma necessidade de estender e melhorar a funcionalidade do sistema com vista a fornecer toda informação sobre as estatísticas do ensino superior com qualidade e celeridadeʺ.

Por seu turno os participantes, em número aproximado de 50, saudaram a iniciativa e alistaram não somente aquilo que se poderia designar como potencialidade do E-SURA para as IES, como também contribuiram com um alistamento de numerosos constrangimentos com que se deparam na utilização do sistema, alguns dos quais considerados críticos.

O ISCAM usa efectivamente o E-SURA desde meados 2020 e, participou da aludida reunião através dos directores das seguintes unidades orgânicas: Serviços Centrais de Assuntos Estudantis e Registo Académico (Anatólia Maite); Comunicação, Documentação e Publicações (Manuel Tiano) e Administração e Recursos Humanos (Gil Sevene).

Leave a Comment

Your email address will not be published.