Notícias

IMG_2623

O Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique (ISCAM) e a Associação de Contabilistas Certificados (ACCA) reuniram-se na tarde de ontem, 01 de março, para identificar áreas de interesse comum conducentes a uma possível parceria entre as partes.
A Associação dos Contabilistas Certificados (ACCA) foi fundada em 30 de novembro de 1904, e sua sede está localizada em Londres, Inglaterra. Ela se dedica ao treinamento e educação de membros interessados em assuntos como contabilidade, tributação, auditoria, finanças, entre outros.
Nas suas pesquisas, a ACCA identificou o ISCAM como a instituição de ensino superior em Moçambique que oferece programas de formação de contabilistas com reconhecido mérito de qualidade a nível nacional e internacional, estando por essa via, interessada em estabelecer uma parceria bilateral na área de certificação internacional aos graduados do ISCAM.
Feitas as apresentações das comitivas que compunham as partes, o Director Geral do ISCAM, Prof. Doutor Alfeu Vilanculos, saudou primeiramente a oportunidade de poder interagir com representantes daquela associação para abordarem questões relacionadas com os mecanismos de filiação a mesma, tendo na ocasião procurado saber dos pré-requisitos necessários em termos de qualificações para se ingressar no órgão. Nesse diapasão, mostrou total interesse em adequar os programas curriculares para que o ISCAM se torne efectivamente elegível para os programas de certificação oferecidos pela ACCA.
Por sua vez, o responsável pelo Desenvolvimento da Educação a nível da África Austral, Michael B. Gora, disse sentir-se privilegiado por estar em contacto com o ISCAM, tendo de seguida explicado os requisitos necessários para se fazer parte da ACCA: ter domínio do inglês para acompanhar o conteúdo do curso, ser formado em Ciências Contábeis e fazer alguns exames.
De salientar que o encontro teve lugar, na sala de reuniões do ISCAM. Da parte do ISCAM acompanhavam o Prof. Doutor Alfeu Vilanculos, Director Geral, o Mestre Gilberto Solomone, Director da Divisão Pedagógica, o Mestre Manuel Tiano, Director dos Serviços Centrais de Comunicação, Documentação e Publicações, a Mestre Anatólia Maite, Directora dos Serviços Centrais de Assuntos Estudantís e Registo Académico, o Mestre Valentim Macuácua, Director da Divisão Científica, o Mestre Filipe Mahaluça, Director do Centro de Investigação Científica e o Mestre Gil Sevene, Director dos Serviços Centrais de Administração e Recursos Humanos, por parte da ACCA, compunham a comitiva, Michael B. Gora, o responsável pelo Desenvolvimento da Educação a nível da África Austral, Kada Phiri, Gestor de Desenvolvimento de Negócios e Kenet Mujovo, Director de Formação da OCAM.
Após duas horas de intense debate, o ISCAM e a ACCA chegaram ao consenso de oportunamente assinar um memorando de entendimento.

Leave a Comment

Your email address will not be published.